quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Reflexão Espetacular

Em tempos de espetacularização da notícia, celebridades relâmpago que surgem e desaparecem na velocidade da luz e foco em futilidades em detrimento de conhecimento realmente útil para a população, recomendo a leitura de um livro em especial: A Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord. Publicada pela primeira vez em 1967, a obra, que apesar das inúmeras edições não sofreu nenhuma alteração, se enquadra perfeitamente no que se vive nos dias de hoje. Logo no início do prólogo para a terceira edição o Debord fala:
“A presente edição, ela também, permaneceu rigorosamente idêntica à de 1967. A presente edição, ela também, permaneceu rigorosamente idêntica à de 1967. A mesma regra norteará aliás, muito naturalmente, a reedição de todos os meus livros na Gallimard. Não sou destes que se corrigem”.
O motivo para tal afirmação, o autor explica no parágrafo seguinte:
“Uma teoria crítica como esta não tem que ser mudada; não enquanto não tiverem sido destruídas as condições gerais do longo período da história de que esta teoria terá sido a primeira a definir com exatidão. A continuação do desenvolvimento do período não fez senão confirmar e ilustrar a teoria do espetáculo cuja exposição, aqui reiterada, pode também ser considerada como histórica em uma acepção menos elevada”...
E ao final do prólogo, Debord avisa:
“É preciso ler este livro considerando que ele foi deliberadamente escrito na intenção de se opor à sociedade espetacular. Nunca é demais dizê-lo”.
Como se pode perceber, o conteúdo do livro é denso. É o tipo de leitura que desperta uma reflexão a cada parágrafo lido. E, confesso, enquanto lia, me perguntava se aquele livro havia mesmo sido escrito em 1967, tamanha a aplicabilidade das idéias e teorias aos dias atuais. Minhas impressões mais profundas a respeito da obra, prefiro reservá-las. Não por descaso, mas porque creio que este é o tipo de livro que deve ser lido sem comentários prévios. Para que, ao final, o leitor tire ele mesmo as suas próprias conclusões. Aos que se interessarem, o livro está disponível de forma gratuita em:

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/socespetaculo.html

Caso não apareça como link, copie e cole a linha acima em seu navegador.

Nenhum comentário: