sábado, 27 de dezembro de 2008

Curiosidade

Uma das mais famosas erupções vulcânicas da história da humanidade ocorreu na manhã de 24 de agosto de 79 d.c., no sul da Itália. Nesse dia, o vulcão Vesúvio entrou em atividade depois de uma violenta explosão, lançando uma imensa quantidade de poeira, cinza e pequenos pedaços de rochas que chegaram a alcançar mais de 20 quilômetros de altura e caíram num raio de 15 quilômetros.
Como não houve derramamento de lava nesse momento, a grande maioria dos 16 mil moradores da cidade refugiou-se no interior das casas. Porém, a quantidade de materiais expelidos pelo vulcão foi tão grande que, em poucas horas, a cidade já estava totalmente coberta pelas cinzas, impedindo a fuga dos moradores. Muitos acabaram morrendo intoxicados pelos gases exalados após a erupção e também soterrados.
Na manhã do dia 25, o Vesúvio continuou em erupção derramando uma grande quantidade de lava que cobriu definitivamente, a cidade de Pompéia, um dos mais importantes centros urbanos da região naquela época.
Durante quase 1700 anos, a cidade permaneceu soterrada e esquecida. Em 1748, quando alguns operários realizavam escavações no local, Pompéia foi redescoberta.
Desde então, os trabalhos de escavação já desenterraram mais de metade das ruínas da cidade.
Essa erupção do Vesúvio, transformou drasticamente a paisagem do lugar.
No entanto, o mesmo fenômeno que encobriu Pompéia acabou por conservar, soterrada com a cidade, grande parte das construções, móveis,, utensílios e obras de arte que puderam revelar, para a posteridade, aspectos da cultura dos romanos que viviam naquela época.
Desse modo a ocorrência de um fenômeno natural, que ocasionou grandes alterações na paisagem, acabou conservando nas ruínas de Pompéia uma parte da história da humanidade.


Afresco que mostra o estilo da sala de jantar de uma residência em Pompéia. Nesta imagem, vê-se o dono da casa servindo um banquete a seus convidados,que são atendidos por jovens escravos


Lugar público utilizado por moradores de Pompéia para tomar banho


Cidade descoberta após escavações. Ao fundo, o vulcão Vesúvio


Corpos petrificados das vítimas que tentaram se refugiar no interior das casas.

Fonte: Livro Construindo Consciências Geografia. Autores: Valquíria Pires ed Beluce Belucci. Editora Scipione.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ana, muito interessante esta história do Vesúvio. Confesso que não conhecia.

Fique com Deus e que 2009 seja um ano lindo, com muito amor e paz para você.

Fadinha*