segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

"Agradecer também faz parte da Oração"

Gratitude. Gratitud. Gratidão.
O título é de uma música do Ivo Mozart. As primeiras palavras do texto, uma palavra que não sai da minha cabeça, escrita em alguns idiomas.
Palavrinha simples que tem o poder de movimentar o mundo, amolecer os corações mais duros, despertar os mais sinceros sentimentos.
Mas só é grato quem consegue ver além. Ao invés de obstáculos, que tal desafios a serem superados? Ao invés do "não", que tal enxergar um "ainda não é a hora"?
É preciso calma para respirar e reconhecer o valor de cada segundo que o presente nos dá. Reconhecimento, aliás, é a essência da gratidão. Não por acaso, no francês "reconnaissance" - ou reconhecimento - é uma das palavras usadas para se referir a este gesto muitas vezes tão esquecido.
É dela que nascem novas possibilidades. Ela fortalece os laços, cria ligações muitas vezes inimagináveis. Quanto mais se agradece, mais portas se abrem, mais a vida acontece.
Só que é fundamental entender as mensagens das entrelinhas. Gratidão é sentimento que nasce nos detalhes, É virtude de poucos. Atitude de quem tem coração nobre.

Nenhum comentário: