domingo, 31 de agosto de 2014

Um Pouco Sobre a Vida

A vida é feita de aprendizados. Lições que acumulamos ao longo do tempo. Sentimentos que são acrescentados a cada nova vivência e aqueles que amadurecem com os novos acontecimentos. Sim, alguns sentimentos nos acompanham ao longo de toda a vida e se transformam à medida em que lidamos com eles. Amor, ódio, frustrações, medos... São constantes. O cotidiano nos coloca em contato com situações que nos levam a essas sensações com frequência.
Tenho refletido a respeito disso ultimamente. Um desses sentimentos me veio à tona quando visitei minha cidade natal, Brasília de Minas. Fui a lugares onde passei minha infância. A pracinha da igreja Matriz é um desses locais. Perto de minha antiga casa e cheio de verde, paz... Ir para lá era sempre festa. E foi quando voltei lá que me lembrei, que além da alegria tinha também medo, sim medo, quando chegava perto dessa escadaria. Ela era enorme aos meus olhos. Tinha medo de cair daí. Descia com cuidado. Na correria típica de criança, me desequilibrei, tropecei algumas vezes. Talvez da lembrança dessas quedas viesse o medo.
O tempo passou. Hoje, a escada parece menor. O receio de descer ou subir os degraus já não existe. O que sinto, quando volto aqui é saudade do tempo em que uma das minhas preocupações era simplesmente tomar cuidado com a escada. A travessia que passou a ser cheia de receio, agora é conduzida pelas recordações inocentes.
Foi imersa nessa sensação de leveza dos primeiros passos, das emoções passadas que já não se parecem nada com as hoje que vi que mesmo distantes estas sensações têm um elo. Um caminho que foi percorrido até chegar ao momento presente.
Dia após dia, a vida nos coloca à prova, nos testa mesmo. Temos os mesmos sentimentos em situações diversas. Caímos, nos levantamos, seguimos. Tentamos de novo e de novo. Se formos persistentes e conscientes dos caminhos a serem seguidos, vencemos. E é aí, quando nos superamos, quando passamos por cima do que antes nos parecia impossível é que vemos que os medos de antes, lá do início, que deixamos para trás, não tinham muito sentido.
Um dia, voltamos para encarar cada um deles. Aí, notamos que já não existem. Eles sumiram quando nos esquecemos deles, quando surgiram desafios maiores. Crescemos, em estatura talvez, mas com certeza em maturidade. Porque a vida é isso: crescimento constante. Um emaranhado de emoções que ora são positivas e nos enchem de alegria, ora negativas e nos fazem ver que é preciso lutar.
No fim das contas, a vida - essa professora - quer mesmo é nos ensinar que o equilíbrio existe e nos faz bem.
A inconstância nos mostra que nada é eterno. Entre altos e baixos, temos a chance de balancear nossas emoções Tem uma frase do Guimarães Rosa que sempre me lembro. "O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia". Estamos de passagem por aqui. Vivemos de pequenos ciclos que começam e terminam. O que levamos de cada um desses períodos se reflete no que vem adiante. São nessas travessias que nos encontramos um pouco mais, nos descobrimos. Bom, o assunto é extenso. Sei que ainda tenho muito o que aprender. Sobre essas travessias, tenho também muito o que falar. Vou guardar para outro post.





Nenhum comentário: