quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ser Canhoto em um Mundo de Destros

Oi, gente! Com as férias decidi dar uma passadinha aqui no blog. Mas hoje, não foi por acaso. É para falar sobre uma data que pouca gente conhece. Sabia que 13 de agosto é dia do canhoto? Consequentemente, meu dia. Somos cerca de 10% da população mundial!Segundo a Revista Galileu, decidiram fazer esse dia para "lembrar das dificuldades que enfrentramos". Eu, particularmente, não vejo bem como dificuldades, já que nos adaptamos bem e com certa facilidade a tudo.Sinceramente, amo ser canhota!
Refletindo sobre isso e revirando textos antigos, encontrei um que fiz em 2009 sobre o assunto. Decidi compartilhar com vocês. ;)



O que lhe vem à mente quando ouve ou lê: Esquerda, canhoto. Seja sincero. Ao ler a primeira palavra pensou em oposição, algo errado, que contraria as regras vigentes. E quando viu a segunda, logo imaginou alguém que escreve de forma diferente, engraçada. Alguém que não passa por dificuldade alguma em “mundo de destros”.

 Isso mesmo, num “mundo de destros”. Discorda? Bem, vamos analisar então. Quando entra em um Ciber Café, vai à casa de algum amigo ou entra em algum laboratório de informática você utiliza qualquer computador sem nenhum problema, certo? O mouse está de que lado? Direito, não é?! Digo isso com tanta certeza pelo número de vezes em que tentei adaptar essa parte do computador para que fizesse meus trabalhos com maior rapidez. No fim, quem se adaptou fui eu. Hoje, apesar de ser canhota, manuseio o mouse como uma “perfeita destra”.

As regras de etiqueta não ficam para trás. A distribuição dos copos e talheres na mesa decididamente não foi feita pensando em nós.

Falando em mesa, me lembrei da falta, para não falar ausência, de carteiras para canhotos em escolas e universidades. Carteiras para destros, consideradas desconfortáveis por eles mesmos, são uma máquina de tortura para nós. Já prestou atenção na postura de alguém que escreve com a mão esquerda numa mesa desse tipo? Para ter uma ideia do que passamos, tente escrever em uma cadeira para canhotos. Pode ter certeza de que não vai gostar. Só tem um problema, você só poderá fazer este teste se encontrar uma mesa para canhotos, o que é meio difícil.

Sei disso pelas situações inusitadas pelas quais passei, inclusive antes de entrar para a universidade. Normalmente, nas fichas de inscrição para o vestibular há um espaço para informar se o candidato é destro ou canhoto. Em uma das universidades para a qual prestei vestibular, não havia qualquer pergunta relacionada ao assunto. Quando fui fazer a prova, me deparei com uma carteira para destros. Falei com os responsáveis e após algum tempo me trouxeram a mesa correta. 

No ensino primário, alguns professores ao perceberem que um de seus alunos era canhoto, logo tentavam torná-lo destro . Lembro-me de que nessa fase, quando pegava o lápis ou a tesoura em sala de aula, a turma parava por instantes e comentava sobre meu jeito de escrever e recortar (que neste caso é com a mão direita, rsrs).

O olhar de espanto ou admiração ao nos verem escrever é comum. Já me acostumei a ouvir coisas como: “Você é canhota!”, “Ela escreve com a mão esquerda!”, “É engraçado te ver escrevendo”.... 
Em meio a este universo fizemos algumas conquistas. Já encontramos abridores de latas feitos para nós, sabia?! Sim, com os convencionais é meio complicado abrir latas... Mas amo ser canhota. Tenho certeza de que todos os que escrevem com a mão esquerda também. É engraçado, porque observamos detalhes que no dia-a-dia passam despercebidos para muitos. Também nos tornamos detalhes que se destacam em meio à maioria, principalmente na hora de usar caneta e papel. Ser canhoto é assim... Simples e divertido. Tudo depende da forma como se olha para as coisas.

Um comentário:

ThiagoFC disse...

Adaptação é tudo...

Eu mesmo já me adaptei plenamente a abrir latas com a mão direita e a usar a bendita cadeira escolar destra. Sério: eu tenho dificuldades em usar a cadeira pra canhotos, já me acostumei a curvar o corpo pra escrever com a mão esquerda.

Enfim, viva o canhotismo, e abaixo à opressão destra! heheh