segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sobre as Mudanças da Vida


Mudar dá trabalho, mas tem suas recompensas... Foi a conclusão a que cheguei depois de fazer minha mudança de casa. Nesse processo, desfazemos tudo o que “construímos” ao longo do tempo, nos deparamos com pedaços de nós deixados para trás... Desejos, planos... Quantos deles realizamos, quantos abandonamos. Quanto ainda está por vir...
Recordações, bons momentos esquecidos no baú da memória e reencontrados em gavetas. Guardados como relíquias cujo valor só pode ser medido por nós mesmos. Assim como a mudança no espaço físico, as transformações da vida passam pelos mesmos processos. Muitas vezes não nos damos conta, mas o tempo e as circunstâncias vão nos moldando. Aos poucos, nos transformamos em novas pessoas. Sem perceber, deixamos para trás parte de nossos sonhos, para quem sabe, retomarmos os planos no futuro.
O futuro chega... E volta e meia paramos para pensar se chegamos aonde queríamos. É hora de abrir as gavetas e baús de lembranças, nos confrontarmos com o que guardamos. Separamos o que achamos que ainda serve, descartamos o que era apenas ilusão momentânea. Nem sempre é fácil. Junto com tudo isso vêm também a separação, o gostinho antecipado da saudade... Um sentimento que insiste em nos prender onde estamos. Mas sabemos: é preciso seguir.
Hora de arrumar tudo de novo, refazermos nosso espaço com o que cabe nele, do nosso jeito.  Momento de adaptação. Percebe-se, aos poucos, que a novidade veio para renovar experiências, trazer novas expectativas. É aí que começa a real transformação. Claro que junto com ela virão desafios, mas o que seria a vida sem eles?
Depois de colocarmos tudo no lugar, quando temos a sensação de missão cumprida, vem o resultado do esforço físico: o cansaço.
É... Mudar não é fácil. Causa dor no corpo, traz dor na alma, exige coragem... Mas, acredite: tem suas recompensas. Como diz Taiz Gomes, uma amiga minha: “Mudar é para poucos. Eu espero que seja para você”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional o seu texto. Extraído do fundo d'alma. Mudar é isso mesmo. Bem sei o que quer dizer cada palavra sua. Parabéns Aninha.
Wesley Gonçalves

Lucas Yanik disse...

Mudar é muito mais que sair de uma ambiente, envolve uma entrega total, pois no nosso ambiente anterior temos mais que nossas coisas, temos nossas lembranças.
E este texto passa tudo isso.

7 horas e 7 minutos... disse...

Lindo e verdadeiro!!! Gostei de descobrir onde guarda seus pensamentos.... e obrigada pela honra de ser citada por vc!! :) amei!!!! Vamos mudando juntas... Aos poucos vamos sendo fortes e nos mudando... Quem sabe assim a gente muda o mundo, vive melhor e é mais feliz? Grande beijo, Taiz