terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

ARTIGO: PARE de ser “mais ou menos” e busque “o mais” - Por Gregorio Ventura

Depois de uns tempos off, eis que retorno à temporada de posts. Para recomeçar... Um texto do qual gostei muito.

“não somos apenas pensadores, mas principalmente fazedores...”

O que esperar de um profissional “morno”?
Os times campeões precisam de profissionais que sejam excelentes na execução. O grande problema é que maior parte dos profissionais agem “mais ou menos”. Aplicam “mais ou menos” os conhecimentos dos produtos e serviços, vendendo “mais ou menos” os benefícios e o valor da proposta. Ofertam produtos adicionais de vez em quando, embora sejam orientados para fazê-lo sempre, todos os dias e em todos os atendimentos. Esses profissionais ao receberem uma meta se sentem “mais ou menos” motivados, e ao atenderem e negociarem com os clientes o fazem “mais ou menos”. Sabe o que acontece com os resultados desses profissionais? São “mais ou menos”.
Em uma equipe é fácil conhecer o profissional “menos” e também o profissional “mais”. Agora, o tal do profissional “mais ou menos” é duro, porque vive se escondendo atrás das desculpas e venda de sua imagem. Esses profissionais precisam acordar para a vida! Tomar um choque de realidade! Isso só acontecerá se o líder não for também “mais ou menos”, pois do contrário estará tudo em casa.
Para deixar de ser “morno” é preciso parar de fingir que está executando corretamente as ações com garra e entusiasmo, quando na verdade não a executa porque não está comprometido. PARE de fingir que está agindo como um profissional excelente! Seja drástico em sua mudança: aja de forma “quente” nas suas atitudes. Busque “o mais”. O compromisso radical aos projetos e propósitos é indicador de um profissional “o mais”, que faz tudo com extrema dedicação, persistência e foco no resultado, o tempo inteiro. A atitude “o mais” leva ao reconhecimento pessoal, profissional e financeiro. Ela define o diferencial.
Qualquer propósito de ação não pode ser “morno”, antes “frio” ou “quente”. No livro do Apocalipse, o próprio Deus é radical quanto à ação dos cristãos: “como és morno, nem frio e nem quente, estou para te vomitar da minha boca”. Todos aqueles propósitos de mudança do início do ano não podem ser deixados de lado. Faça a mudança agora e não deixe passar nem mais um segundo. Então, que tal SER mais comprometido em um período, onde tantos querem agir “mais ou menos” comprometidos?
Boa Semana com “o mais”!

Gregório Ventura é administrador de empresas, com pós-graduação em gestão empresarial e MBA em Gestão Comercial; Especialização em empreendedorismo pela Babson e práticas de Merchandising pela Popai Brasil; Diretor Comercial do Instituto Cum Panis; palestrante, consultor de empresas, coach em vendas, com experiência de mais de 13 anos na área comercial; professor universitário.

Nenhum comentário: