quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sobre o Jornalismo... Só quem nasceu para ele entende

Ao contrário do que muitos pensam, Jornalismo é muito mais que glamour. Aliás, glamour a profissão só tem para quem está fora dela. Horas e mais horas de muito trabalho para que tudo chegue ao público de forma clara e precisa. Todo o esforço é compensado pelas descobertas e emoções únicas que esta profissão proporciona. Espero, em breve, retornar a este universo fascinante. Abaixo, um texto que amo. Considero uma das melhores definições para esta profissão. O autor? Ninguém menos que Gabriel García Márquez.

"Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo das primícias, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."
Gabriel Garcia Márquez

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi,Ana!
Nossa! Eu estava pensando na nossa profissão - que só quem nasceu para ela entende - há pouco, quando resolvi dar uma espiadinha no seu blog e... tcham tcham tcham tcham!!!! Tinha um texto sobre isto aqui...
Transmissão de pensamento!
E ainda com a participação especial de Gabriel Garcia Marques!
Que texto legal! Só a gente entende mesmo... este universo tão fascinante, emocionante e, porque não, cheio de ansiedade por novas descobertas!
Também espero poder voltar em breve para este universo! Sinto saudade...
Saudade de vc tb!Como vc está?
Beijos...Fê.